Seu livro está pronto e agora você está caçando algumas editoras na esperança que uma delas aceite seu livro e o publique. Bom, saiba que você está no caminho certo. Mas antes, tenha em mente um ponto importante: as editoras só vão aceitar e avaliar sua obra se ela estiver apresentável. É isso mesmo, não vale a pena enviar aquele arquivo em WORD cheio de erros de formatação e outras coisas mais que só a gente sabe e pior ainda uma versão impressa desse arquivo. Acredite! Ninguém vai ler, avaliar, aceitar.
Então, longe disso ser um roteiro para preparação e apresentação de originais para publicação, vamos compartilhar com você umas dicas básicas para não cair no erro de alguns nalas (Novos Autores da Literatura Angolana) que enviam suas obras mal apresentadas.
Tipos de originais
Primeiro saiba qual tipo de publicação a editora recebe e quais são as suas políticas editoriais. Por exemplo, nossa linha editorial aceita originais de diversos gêneros textuais, obras acadêmicas, individuais, coletivas, de qualquer área do conhecimento.
Formas de encaminhamento
Quase sempre o seu primeiro contato é virtual, pelo facebook, site, e-mail, certo? Editoras geralmente disponibilizam formulários digitais ou impressos para o autor em seus sites. Então, se você redigir um e-mail, preencher um formulário e anexar sua obra ou parte dela com um breve resumo e um currículo do autor, já será um bom começo. Por aqui, na Editora Dois03, aceitamos obras enviadas em Word por e-mail, pelo site ou entregues em pendrive ou impressas em papel com páginas numeradas e encadernadas. Se for escolher uma, envie uma cópia de parte da obra impressa.
Importante: originais com tabelas, gráficos e imagens devem estar separados do WORD e ter uma boa resolução mínima de 300 dpi.
Você também é desses escritores que adora tirar várias imagens da internet e colar no WORD? Então você não está sozinho. Essa prática é horrível e não ajuda em nada o escritor. Se quer ilustrar seu livro, contrate um ilustrador ou escreva entre colchetes a ideia de imagem que ilustraria aquela parte do texto que você escreveu. Toda imagem colada no WORD automaticamente não serve para impressão.
Importante: qualquer imagem na obra enviada às editoras precisa estar acompanhada de sua respectiva autorização do proprietário da imagem, quando esta não for do próprio autor ou não estiver em domínio público.
Quando enviar seus originais
Algumas editoras são sazonais, outras recebem originais em qualquer período do ano, por isso, ao enviar seus originais, tenha certeza que seja a versão final. Você não terá chance de acrescentar mais nada, a não ser que a editora proponha.
Como formatar seu trabalho
Existem milhares de vídeos no Youtube™ mostrando técnicas de formatação do WORD ou de outras ferramentas de edição de texto. Você vai querer aprender algumas dessas técnicas para paginar sua obra e assim conseguir incluir sumários automáticos, referências bibliográficas, epígrafe, ilustrações, quadros, tabelas, índices, listas de siglas, de abreviaturas ou de ilustrações, dedicatória, apresentação, prefácio, posfácio, glossário e anexos. Outro ponto determinante é a revisão ortográfica, gramatical e, eventualmente, estilística do seu original. Você não vai querer enviar um original como que escrito por um aluno da segunda ou terceira classe.
Importante: escreva os textos em Times New Roman, corpo 12, com entrelinhas duplas e com margens superior, inferior e laterais de 3 cm para impressão em papel A4. Evite negritos, itálicos, sublinhados, fontes de qualquer outro tamanho.